Páginas

sábado, 10 de março de 2012

Sonelli


Seguinte o Texto abaixo foi retirado do Blog http://condutahilaria.blogspot.com que aparentemente é do filho de um ex-funcionário da fabrica, o post exato é este
http://condutahilaria.blogspot.com/2010/07/guitarra-sonelli-parte-1.html o texto está na íntegra, e é interessantíssimo, e foi postado pouco mais de um mês antes desse! Visitem o Blog dele.

Buenas galera, hoje vou contar aqui alguns dados sobre as guitarras Sonelli, aos curiosos de plantão, adoradores, pesquisadores e músicos: divirtam-se.
Vou expor no blog algumas informações sobre as guitarras porque certa vez postei um comentário num outro blog a respeito delas que me renderam muitos comentários, e fiquei surpreso como exitem pessoas no Brasil e fora dele que conhecem e se interessam pela história destas raridades que se escondem Brasil à fora.
As guitarras Sonellis eram fabricadas na cidade de Canela-Rs na "Fábrica de Acordeões Sonelli", que fazia guitarras, acordeons, contra-baixos, violões, cavacos, escaletas (soprafone), amplificadores, caixas, dentre outros.
A fábrica foi criada por volta de 1940, tendo por prioridade a construção de Acordeons; A primeira guitarra da marca Sonelli foi fabricada em 1968, batizada de "Violitarra San Remo", modelo com três captadores e algo ímpar: a guitarra possuia botões que quando ativados eles faziam o efeito de "vibrato". Interessantíssimo.
A fábrica fez uma série de guitarras, que vou expor mais informações quando eu elaborar o tópico 2 no blogo, que será o mais breve possível.
A segunda guitarra mais clássica que a fábrica fez foi a "Violitarra Hispana", feita por volta de 1970. Três captadores, quatro registro, mas não tinha o vibrato, tinha apenas o grave, agudo e médio.
O que me fez escrever no blog, além dos pedidos de outros leitores de outros blogs sobre guitarras Sonellis onde eu tive a oportunidade de comentar, é o motivo de meu pai ter sido funcionário da fábrica e chefe da seção das guitarras por 25 anos. Ou seja, ele conhece cada pedacinho da guitarra, que passavam todas, sem exceção, por ele e meu tio.
A idéia de fazer instrumentos de corda, segundo meu pai, iniciou-se com a contratação de um luthier chamado "Breno Cortes" da cidade de Porto Alegre, capital gaúcha. Começaram a fabricar violões, alguns meses depois já iniciaram a construção de guitarras e contra-baixos. Contraram também um técnico em eletrônica, o Sr. Evaldo Matt que veio ensinar a montar amplificadores por mais ou menos dois anos. Este Sr. tinha especialização nos EUA. Faziam cabos, amplificadores, caixas, misturador de som (uma espécie de mesa de som com 4 entradas).
Eram fabricados a média de 500 violões por mês, de vários modelos. (que postarei se possível no segundo post).
As guitarras eram fabricadas na média de 150 por mês, em seus vários modelos... guitarra Júnior, com um captador e etc... maciças, brasa...
Hoje possuo três guitarras Sonellis, uma que meu pai me presenteou e outras duas que consegui adquirir com muito esforço. Eu vi apenas três delas na minha frente, e são as três que possuo hoje penduradas na parede do meu quarto, funcionando em perfeito estado.

Tenho também 3 amplificadores da Sonelli e um violão, que são guardados com muito cuidado, obviamente.
Vou postar fotos deles certamente, e pretendo ainda nesta próxima semana fazer o 2° post com mais informações para todos...
espero que tenham gostado das informações,
abs,
Palavras Perdidas

Direitos atribuídos a Sr. Palavras Perdidas
Fotos das guitarras no blog dele.
Aguardamos a parte 2 do Texto.


2 comentários:

  1. Olá, você poderia me passar seu email.. tenho uma sonelli igual a sua... e gostaria de mais fotos pois estou restaurando ela...Pois a minha não tem o escudo e a parte eletrica.. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. ahh esqueci de disser meu email é cel002@ig.com.br . Porfavor preciso das fotos e das medidas, pois em toda internet somente achei a sua.. Obrigado.

    ResponderExcluir